Oi galera,
Gostaria de propor a vocês uma reflexão sobre um dos clássicos de gerenciamento de crises: o caso Tylenol.
Talvez, esse seja um dos cases mais conhecidos e discutidos pelos profissionais de Relações Públicas especializados em gerenciamento de crises, devido a sua grande repercussão na mídia e sua importância para essa área.
O caso tem seu início no dia 29 de setembro de 1982, agravando-se no dia seguinte com assombrosas notícias de que três pessoas haviam morrido nos EUA envenenadas por cianeto, após ingerir cápsulas do Tylenol Extra-Forte.
Assim, os Relações Públicas da Johnson & Johnson decidiram que a melhor estratégia a ser tomada seria cooperar abertamente com todos os meios de comunicação, mantendo-se inteiramente transparente em todas as informações que repassem à mídia.
Desde o começo a Johnson & Johnson formou um comitê de Relações Públicas, comandado pelo presidente da empresa James E. Burke, para solucionar os problemas que surgiam durante a crise. Esse comitê se reunia duas vezes por dia para estudar e solucionar os conflitos que apareciam. Levou seis semanas para tudo voltar ao normal.
Outra estratégia utilizada pela J&J foi investir pesado em propagandas que divulgavam as verdades dos fatos e defendiam seu produto.
Logo após a criação da nova embalagem das cápsulas e comprimidos de Tylenol e a reposição do produto no mercado, os consumidores responderam muito bem a sua reposição no mercado.
O caso Tylenol é um ótimo exemplo de gerenciamento de crise, pois mostra todo trabalho integrado de comunicação, que teve como carro-chefe a atuação de profissionais de Relações Públicas os quais traçaram estratégias muito bem elaboradas para superarem esse conflito, quando algumas pessoas já consideravam o Tylenol como um produto fora do mercado, pelo grau de comprometimento que as primeiras notícias transmitiam.
Para quem quiser saber um pouco mais sobre esse clássico dos gerenciamentos de crise, o case completo pode ser encontrado no site http://www.portal-rp.com.br/bibliotecavirtual/relacoespublicas/administracaodecrises.
Postado por Marina Imada de Lima
segunda-feira, 24 de setembro de 2007
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Um comentário:
Utilizar a exemplificação é um caminho bastante profícuo de refletir sobre estas questões. Quanto mais casos trouxerem, mais contribuirão com seus leitores.
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