domingo, 30 de setembro de 2007

Eu quero a Barbieee!!!!!!!

Que criança nunca chorou por um brinquedo?
Que menina nunca esperneou por uma Barbie!!!????????
Eu me lembro das minhas... e minha mãe e meu pai também!!! (isso é... do trabalho, do escândalo, da manha, do charme, do chororô... e do sorriso no rosto de quando eu viaa aquela boneca na caixa.. linda leve e loira!!!! nas suas versões festa, praia e espaço...hahah) Me lembro também de ter trocado minha chupeta por uma casa toda rosa maravilhosaa de três andares com piscina, cama e tudo que se tinha direito, pra minhas bonecas morarem melhor! E me lembro também da barbie edição limitada de 40 anos linda e perfeita, galmurosa e deslumbrante que minha irmã e eu ganhamos (e isso eu já era bem grandinhaa...mas bem grandinha mesmo!).
É... minha irmã, seis anos mais nova, não deu tanto trabalho pelas Barbie (também pudera.. ela tinha as minhas!), mas as tais pollys...!!!! essas foram a segunda dor de cabeça dos meus pais!
Na minha época as barbies eram o sonho de consumo de toda menina! (e confesso em prol desse blog que eu queria ir na porta da esperança do Silvio Santos pedir a coleção completa.. ainda bem que ninguém me deixou pagar esse mico! hahahaha) As barbies eram muito mais do que bonecas... eram como um sonho, nossos ideais de beleza..
O tempo passou, e as minhas bonecas já estão guardadas e as revistas, jornais e noticiários tomaram seu lugar na minha vida... e de repente.. não mais que de repente... a notícia do recall.
Aos 22 eu entendi o porquê desse recall... mas será que a minha priminha de 3 anos vai entender?
Mas nem que se eu explicasse pra Lorena (minha "priminha") que os produtos foram tirados do mercado porque havia chumbo em excesso na tinta de alguns acessórios dos brinquedos.. ou que os imãs que os brinquedos continham podiam soltar e assim ser engolidos e fazer mal pra ela... e que por causa disso o governo brasileiro proibiu a importação dos brinquedos Mattel e o preço dos brinquedos vão provavelmente aumentar e talvez ela não ganhe uma barbie ou uma polly dia 12 de outubro.
Ai.. ela vai me perguntar... mas por quê!???
e ai? o que eu e os pais das centenas de milhares de crianças vamos responder?

Depois da crise aérea e de tantas outras que envolveram e envolvem a vida de pessoas inocentes, essa talvez seja mais uma grave crise... ela afeta os sonhos e o imaginário infantil.

É compreensível a preocupação do governo e dos pais... a Mattel sempre possuiu uma imagem sólida de repente tem toda sua credibilidade abalada.

Também acredito que quando percebemos que erramos o primeiro passo é pedir desculpas e depois fazer tudo para que ninguém saia prejudicado. Mas a grande reflexão proposta aqui é como a Mattel vai reconstruir essa credibilidade? Será que pais e governo, mesmo depois que o INMETRO confirme que os brinquedos seguem as normas, voltaram a confiar? Quanto tempo se leva pra esquecer? E quanto tempo se leva pra aprender? Quanto tempo se leva para sonhar e realizar?

Ahhh... mais uma reflexão...

Nunca diga a uma criança que sonhar é bobagem! Você estaria cometendo um crime e assassinando esperança! E é só assim que, quem sabe um dia, nós possamos viver num mundo melhor!!!! Então sonhem!



Um comentário:

Arlindo Rebechi Jr. disse...

Sei que o texto tem um caráter quase que de confissão, sendo abarcado pelo tom memorialístico. É nisto, porém, que também reside seu ponto de equívoco na abordagem. Não se esqueceu de falar das questões de crise; tudo ficou apenas tangenciado. A empresa fabricante das bonecas, por exemplo, colocou em prática diversas ações. Poderia se falar de forma mais reflexiva delas. O que acha?